domingo, 2 de dezembro de 2007

Quem somos nós ?

Somos pagos pelo Estado, através de tributos que lhes são impostos, para salvaguardar e proteger suas vidas e patrimônios, tributos estes que também pagamos, porém, na maioria das vezes, não possuímos tal direito.
Somos aqueles que diuturnamente trabalhamos na vigília, realizando um serviço de prevenção para que fatos que desagradem à sociedade não venham a ocorrer. Labutamos para proteger os patrimônios públicos e privados, enquanto nossos próprios ficam a mercê de vândalos e marginais.
Somos aqueles que para protegê-lo juramos o risco de nossas próprias vidas, contando tão somente com a proteção divina e com a angústia e sofrimento de nossas famílias quando em operações de alto risco.
Somos aqueles que possuímos diversas profissões em somente uma, somos enérgicos na hora necessária, mas também harmônicos, pacientes e amigos na maioria das ocasiões.
Dependendo das situações que tenhamos que enfrentar em nosso dia-a-dia, podemos nos tornar um advogado, um padre, um conselheiro, um enfermeiro, e tantos outros profissionais.
Somos aqueles que, mesmo mal remunerados e não reconhecidos por nossos governantes, temos que enfrentar e solucionar os problemas a nós apresentados.
Apesar de todas estas distorções, o nosso maior prêmio, recebemos através de um sorriso de agradecimento de uma mãe, quando por diversas vezes nos vemos na situação obrigatória de realizar um parto e uma nova vida brota em nossas mãos.
Nossa felicidade realiza-se completamente, quando encontramos uma criança indefesa e desaparecida a várias horas ou dias, retirada do seio de sua família por pessoas cruéis e inescrupulosas, e ao devolvê-la a seus entes queridos, observamos lágrimas que refletem a alegria do reencontro de um ser amado. Essas lágrimas nos demonstram o quanto de reconhecimento e agradecimento essas famílias sentem por nosso trabalho. Realmente não existe nesse mundo algo que nos dê maior prazer, pois são acontecimentos como estes que nos revitalizam e nos dão cada vez mais forças para continuarmos em nossa árdua batalha, almejando sempre um clima de harmonia e paz entre as pessoas.

Por estas razões, apesar de todos os percalços que venhamos a ter que passar, agradecemos a Deus, nosso criador, pelo caminho que nos orientou a seguir, caminho esse muitas vezes cheio de problemas a resolver e sofrimentos a assistir, porém em sua maioria, caminhos de realizações e a plena satisfação do dever cumprido.

Após toda essa divagação, temos certeza que vocês sabem quem somos, pois possuímos a profissão que se apresenta como uma das mais importantes do mundo, tendo sido criada para a proteção e o bem estar da humanidade. Sim, somos POLICIAIS.

Pessoas diferentes

Tem gente que consegue emprego de assessor em alguma entidade de estudos da violência ou de defesa dos diretos humanos, ganha uma sala, alguns carimbos e um pacote de papel. E gasta o tempo, atrás de uma mesa, juntando os números das batalhas das ruas. Polícia e bandido ? Só conhece pela televisão.
Tem gente que escolhe ser o bandido da história. E passa a vida inteira espalhando o medo, fugindo da Polícia e driblando o Código Penal. Também pode virar herói de filme, estatística de sociólogo, motivo para celebração de missa ou tema de debate sobre as conseqüências da miséria social.
Mas tem gente que nasce com destino traçado e inevitável : será Polícia. Não policial, porque existem diferenças. Policial é aquele que, por um motivo que só ele sabe, veste a farda, cumpre o horário e a obrigação do dia e até pode ser feliz, em segurança, o mais longe possível dos tiros dos bandidos.
Nós nascemos para ser Polícia, para fazer parte de um número limitado de homens que precisam de adrenalina gotejando nas veias para sobreviver. Às vezes, isso é bom – aprendemos, na prática, as lições de um mundo que não aparece em capa de revista. Às vezes, nem tanto – porque somente nós sabemos o preço de cada minuto vivido numa guerra de rua. Nós escolhemos esse caminho para podermos nos equilibrar. Já vimos a cidade com os olhos de um Polícia de Rota. Uma cidade que muitos preferem fazer de conta que não existe.
Patrulhamos cantos esquecidos, vimos armas apontadas na nossa direção. Sentimos a adrenalina correr dentro da veia a cada chamada no rádio. Depois a trégua ? Nada disso......

Reflita é o dia a dia

Policial, poucos reconhecem teu valor, se tombas no desempenho de tua missão, é comum ouvir-se dizer que o risco faz parte de tua profissão e que a sociedade te paga para tal mister, se apenas te defendes no estrito cumprimento do dever, és apedrejado e te acham diferente dos outros mortais.Esquecem-se de que tens coração e amargura na alma. Na luta cotidiana tenaz e sofrida, és, na verdade o guardião da vida. Orgulha-te em ser um policial e cumpre lealmente tua obrigação, porque para nos julgar muito acima dos homens, existe um ser supremo que nos mandou seu próprio filho e foi, infinitamente mais do que nós injustiçado, porque semeando apenas boa semente morreu Crucificado.

"Se for necessario...............

"Se for necessário
Pela pátria derramar meu sangue,
Na selva, na caatinga, pantanal ou mangue,
Despeço-me da vida sou voluntário!
Guerreiro do Brasil,
Hei de morrer em sua defesa,
Sem valer-me de medalhas ou virtudes,
Pois jurei fidelidade a sua grandeza
Na mais bela das atitudes,
Ao som da corneta e da música marcial
Apresentei armas ao Pavilhão Nacional.
A ti, nobre Nação serei sempre leal,
Pois teu filho sou - não fujo à luta.
Dentes cerrados, mão agarradas ao fuzil,
Guardo calado a terra impoluta,
Sentinela constante deste amado chão.
Jamais serás manchada, Pátria amada,
Por qualquer inimigo vil,
Se preciso pela força do canhão,
Da granada, do petardo e do fuzil,
Marcho triunfante
Ao par do mais audaz infante
Pela glória e pela honra do BRASIL."

E DEUS CRIOU O POLICIAL MILITAR...

Conta a lenda que, quando DEUS liberou para os homens o conhecimento sobre como ser policial, determinou que aquele "saber" iria ficar restrito a um grupo muito pequeno e selecionado. Mas, neste pequeno grupo, onde todos se achavam semideuses, já havia aquele que iria trair as determinações divinas... Aí, aconteceu o pior!!!!!!!.... DEUS, bravo com a traição, resolveu fazer valer alguns mandamentos:

1º Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental.
2º Não verás teu filho crescer.
3º Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.
4º Terás gastrite, se tiveres sorte. Se for como os demais, terá úlcera.
5º A pressa será teu único amigo e as suas refeições principais serão os lanches, as pizzas e o china in box.
6º Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se te sobrarem cabelos.
7º Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes 5 anos de trabalho.
8º Dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás.
9º Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único.
10º A máquina de café será a tua melhor colega de trabalho, porém a cafeína não te fará mais efeito. 11º Happy hours serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com outras pessoas loucas como você.
12º Terás sonhos, com "clientes", e não raro, resolverás problemas de trabalho neste período de sono.
13º Exibirás olheiras como troféu de guerra.
14º E, o pior... inexplicavelmente, gostarás de tudo isso!!!!!!!!

Frases e ditados de encorajamento de Militares:

"Vou,não sei se volto,mais se voltar,terei cumprido o meu dever"...

"As atitudes são mais importantes do que os fatos".

NÃO SE ESQUEÇA DE MIM, FOI POR VOCÊ
Mais um dia de serviço, assim como uma noite, uma missão cumprida...

Momentos repletos de perigo, emoção, aventura, alegria, tristeza..
.
O Sol ardente na pele, um cinturão cheio de balas, bota pretas, boina na cabeça, um rádio tagarela onde não se ouve lindas músicas, somente números, vozes, um caráter geral, ocorrências que nos deslocam a todo tipo de lugar, asfalto, lama, poeira, mato...

Num local ermo um corpo frio, um mistério...um bêbado, um desordeiro, assaltos a bancos...

Em nossas rondas noturnas, a Lua, companheira de nossas noites, da luta.
Nas corridas, faróis, velocidade, sirenes, uma louca corrida para o fim da estrada, sem o fim da chegada...

Um certo policial, chuva de balas, coração que dispara, uma lágrima que cai, um amigo que se vai...

E assim vamos nós, nas lutas, nas rondas, nas madrugadas, nos dias de sol e de chuva, passando aí em sua rua, em seu bairro, em sua cidade, em seus olhos, em seu medo, no seu pensamento, no seu sorriso, em sua vida...

É assim o dever que abraçamos, para que se acentue ainda mais sua segurança e sua felicidade...

Deixamos nossos lares, nossas famílias, nosso mundo, nossos sonhos, nossos amigos, nossa companheira, nossos filhos; POR VOCÊ...

Cada vez que escutar uma sirene de viatura, mesmo que distante, mesmo que em pensamento diga: Vão com DEUS, estou com vocês.

Cada vez que uma estrela brilhar mais forte para você, lembre-se que pode ser a vida de um nós, que num último suspiro tenta dizer:



NÃO SE ESQUEÇA DE MIM, FOI POR VOCÊ...

“VER OS OLHOS DO INIMIGO É IMPORTANTE, PORÉM DEVEMOS ESTAR PREPARADOS PARA FECHÁ-LOS."

"Que nossas batalhas sejam homenagens aos que vieram antes nós;e sirvam de inspiração aos que vierem depois de nós"..

"Quem dá tiro prá matar,toma tiro prá morrer"

"Os sonhos são ilustrações... do livro que sua alma está escrevendo sobre você."

A FARDA QUE USAMOS, NÃO É UMA VESTE QUE SE DESPE COM FACILIDADE E INDIFERENÇA.MAS,UMA SEGUNDA PELE ,QUE ADERE À PROPRIA ALMA,IRREVERSIVELMENTE PARA SEMPRE!!!

A todos guerreiros!!!

Quem és tu policial?
Quem és tu policial, se não um mero escudo de segurança da sociedade, quando expõe tua vida ao perigo avassalador a todo momento. Quem és tu, se não um acadêmico cumpridor de tua escola, onde aprendeste que a vida dos teus irmãos tem mais valor que a tua e por ela tens o dever de zelar, de dar tua vida se preciso for, por amor dos teus iguais.
Quem és tu policial, que aprendeste na academia que a arma que ostentas é um símbolo de defesa, jamais de ataque. Quem és tu, que tomba na mão do fora da lei a qualquer hora. Quem és tu que atende o pedido de socorro sem demora? Ah, meu amigo! Tu és meu irmão, é a ti que eu devo apertar a mão, é a ti que eu devo minha fiel devoção, e não ao vil bandido morto em ação.
Ostenta policial, ostenta o teu distintivo contra o mal.
Sê sempre consciente e corajoso, sempre majestoso em defesa do bem, honra sempre teu juramento, em todo e qualquer momento, sem ver a quem.
Se a infeliz covardia, algum dia tua vida tirar, tu haverás de a encontrar em outro lugar, onde se encontram os irmãos teus, no templo sagrado da casa de Deus